Atualizado em 19.07.2014

Atualizado em 19.07.2014

terça-feira, 22 de março de 2011

11 - ENVELHECIMENTO PRECOCE - MITOCÔNDRIAS - OSTEOPOROSE - RECUPERANDO A IMUNIDADE - IMPORTÂNCIA DOS MINERAIS - VITAMINAS- OLIGOELEMENTOS - FALTA de minerais = DOENÇA - - elementos que ainda são encontrados em algumas regiões na água do mar e em alguns fósseis vegetais.Tabelas - REFRIGERANTES E O CÁLCIO DOS OSSOS - Oleuropeína

 Alguns dos itens deste Tópico:
- Doenças e a Importância dos Minerais
- GFU  Promovendo a oxigenação das células.
- Importância da nutrição mineral para a saúde e a prevenção de doenças - Dr. Marcio Bontempo - Dr. Linus Pauling entre outros.
 - elementos  encontrados em algumas regiões na água do mar e em alguns fósseis vegetais.
 - Tabela de Elementos encontrados na água do mar.
- Tabela de Elementos mais comuns - Tabela de Minerais
- REFRIGERANTES E O CÁLCIO DOS OSSOS
- VITAMINAS- OLIGOELEMENTOS e alguns MINERAIS
__________________
__________________

Muitos dos melhores e mais conscientes médicos comprovam que as doenças chamadas da “civilização” são doenças de carência, resultantes de um meio vital enfraquecido, de um sangue ácido e sujo, desequilibrado, intoxicado e incapaz de suprir as necessidades vitais das células que deve alimentar.


 
A gordura forma um “campo de força” em volta do micro organismo (em vermelho), e nosso anticorpo - (em cinza) que atuam na defesa do corpo contra os antígenos (vírus ou bactérias). não consegue atacá-lo.
 Ou seja, a gordura “PROTEGE” OS MICRO ORGANISMOS PATOGÊNICOS CAUSADORES DAS DOENÇAS 

É possível estimular as forças vitais de qualquer organismo regenerando seu meio vital enfraquecido — do qual se nutrem as células — através da eletroterapia (que vai permitir que as células captem os nutrientes) e depois com a suplementação de minerais , de composição equilibrada e completa, totalmente natural. Veja novamente a importância do GFU - Estamos, infelizmente com nossas forças vitais enfraquecidas com tantas agressões vindas do exterior e do nosso interior com pensamentos negativados (acontecem para nos mostrar como o corpo está acidificado). A doença, o mal estar, os problemas emocionais, dores ...é o nosso corpo chamando a nossa atenção!! Veja mais em: Conhecendo um pouco mais sobre a CAUSA das Doenças.

Assim que o plasma vai se oxigenando e as células  recuperam sua vitalidade original, elas voltam a ter um bom funcionamento se alimentando dos nutrientes que necessita  e vencem as doenças (desequilíbrios do organismo). Veja a importância do uso do GFU que faz esse trabalho.Mais sobre em: http://phsaude.blogspot.com.br/


Sempre que vejo sobre a simplicidade das possibilidades de se ter uma Boa Saúde mais e mais acredito na Solução para TODAS as Doenças. O princípio é sempre o mesmo! Doenças = Sangue com toxinas, metais pesados, eletromagnetismo e micro organismos. Sem algo estranho em nosso corpo a doença não acontece.

O uso do GFU - Aparelho de Eletroterapia - promove a eliminação das toxinas, metais pesados e Promove a oxigenação das células. Recupera o sistema imunológico e  combate os vírus, fungos e bactérias que se encontram no interior dos órgãos.

Estamos perdendo dia a dia a nossa Imunidade. Como recuperar?
Cada dia mais e mais o nossos órgãos de limpeza , como por exemplo rins e fígado estão cansados e não conseguem fazer uma limpeza positiva para nós. Isso acontecendo nosso sistema imunológico está enfraquecido pelo excesso de toxinas, metais pesados, químicas e parasitas. Nossas células estão trabalhando muito e com falta de nutrientes.

As doenças e o envelhecimento precoce têm como "uma" das causas: a NOSSA ALIMENTAÇÃO.
Ela é carente de nutrientes e tem MUITA química e toxinas.  

As outras causas importantes são a acidez do sangue, falta de oxigenação e os parasitas.
 
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/2011/03/x_1065.html

Vale colocar a importância do uso do GFU, pois é com o uso dele que daremos início ao nosso tratamento dando a oportunidade para que nossas células se desaglomeram e passem a receber esses nutrientes. 

Assim que o meio vital recupera sua vitalidade original, as células podem novamente retirar dele os elementos necessários para seu bom funcionamento e vencer as doenças (desequilíbrios do organismo). Foco no GFU, no pH e na reposição dos nutrientes.

 Nota-se que quando o sangue está ácido ele não utiliza os nutrientes de forma devida. Um exemplo, por exame, é que as células (por consequência desse desequilíbrio) ficam aglomeradas o que dificulta a captação dos nutrientes.
Células Aglomeradas 
                        
Nossas células deveriam estar assim:soltinhas 
                                             






                                                                                                     

Nossa alimentação está carente dos elementos químicos e sais minerais necessários para o funcionamento de nossas células. Nosso corpo vem se utilizando de nossas reservas de sais minerais na tentativa de manter nosso pH mais alcalino. 

Há muitos anos já está comprovado que as doenças acontecem por estarmos com um sangue acidificado, com pouco oxigênio e com carência de minerais.

Os alimentos naturais como frutas, legumes e verduras já não contêm os nutrientes nas quantidades e qualidades necessários para o nosso organismo. Nosso solo está empobrecido e com muita química. “Os alimentos já não alimentam.” E os industrializados não são considerados alimentos.

Antigamente as análises do nosso solo e dos fósseis dos vegetais apresentavam até 50 elementos químicos ou oligoelementos conhecidos.

Temos hoje (pelas pesquisas recentes) menos de 20 elementos químicos que fazem bem aos seres vivos. no nosso solo. O que reflete diretamente nos alimentos que consumimos. 
                                  19 995224433

Para a formação de um aminoácido e dos hormônios, (muito importantes para nossa energia vital) o corpo necessita do lítio, do gálio, do estrôncio, do vanádio, do selênio, do germânio e do cromo, entre tantos outros.

Todos os outros nutrientes incluindo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e enzimas requerem uma variedade enorme de minerais para funcionar. Podemos dizer que os minerais são os elementos mais importantes para o organismo, pois estão na base e na estrutura dos macronutrientes, como proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas que, sem eles não teriam função alguma.  

E PARA QUE ESSE APROVEITAMENTO ACONTEÇA  NECESSITAMOS ESTAR COM O SANGUE LIMPO E COM O PH NEUTROUSE O GFU


Embora os minerais representem uma pequena parte do peso do corpo humano, são imprescindíveis para todas as reações químicas, com ênfase no processo de geração de energia a partir dos carboidratos, gorduras e proteínas, participando ativamente no crescimento, na manutenção da homeostase e na regulação de todos os processos orgânicos, atuando no âmago de todas as funções celulares.

Dos fatores que causam a diminuição de O²(oxigênio) em nível celular, é O SANGUE ESTAR ÁCIDO, GROSSO, SUJO e a deficiência de minerais que vêm em maior destaque.
Nosso corpo é uma massa de energia elétrica de intercâmbio de “íons” que ativam enzimas. A engenharia enzimática dirige a complexa atividade química da célula viva. Nosso corpo “elétrico” utiliza esses minerais para conduzir um fluxo ótimo das funções corporais. Por esse motivo, entre outros , o sangue precisa estar limpo e essa eletricidade precisa estar equilibrada. De novo a importância do GFU – aparelho de Eletroterapia.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece o a importância dos minerais NATURAIS e na dosagem correta,como Zinco, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Selênio e outros, como fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. Quando falta um elemento apenas , o corpo se desequilibra e deixa de funcionar corretamente. Os primeiros sintomas podem aparecer na forma de fadiga crônica, predisposição para as dores de cabeça, insônia, perturbações digestivas, irritabilidade, o desenvolvimento constante de viroses e infecções, depressão, ansiedade, e até mesmo uma síndrome do pânico. 

Os nossos sistemas de comunicação, visão, audição, por exemplo, necessitam de micronutrientes, que comandam todo o sistema cerebral, abrindo e fechando os neurônios. 

Mas essas micro correntes não estão sendo fornecidas dentro dos parâmetros que o mesmo necessita, e como consequência temos a pessoa fica tensa, nervosa, ansiosa, com perda de memória, dificuldade de raciocínio, tem pânico, ansiedade, depressão, entre outros sintomas e manifestações consideradas emocionais e psíquicas.

Conclusões das pesquisas:
- UM SANGUE ÁCIDO (GROSSO/SUJO) É A CAUSA DA MAIORIA DAS DOENÇAS.
- não há disfunção orgânica sem previa carência mineral,
- a vida perece onde falta oxigênio.

A limpeza do sangue e a suplementação mineral natural nos permite acelerar o processo de retorno à saúde e a restauração da vibração natural da saúde e vitalidade.

É possível estimular as forças vitais de qualquer organismo regenerando seu meio vital enfraquecido — do qual se nutrem as células. Como? 

Usando a Eletroterapia – GFU – Gerador de Frequência Única para preparar as células para receberem os nutrientes e após 1 mês de uso começar com  a reposição dos nutrientes. 

Suplemento de minerais, de composição equilibrada e completa, totalmente natural 
https://p10professorantunes.blogspot.com/
https://mineraisnaturais.blogspot.com/


Obs: Para aqueles que estiverem com Herpes, Psoríase, Feridas de difícil cicatrização e ou Candidíase recebemos um creme e uma receita que está dando ótimos resultados em conjunto com o uso da Eletroterapia. 

e mail: helofontoura@hotmail.com
19 38780565 ( Vivo) - 19 995224433 (watts)

Continuando sobre a falta de minerais, homeostase, acidificação sanguínea, entre outros 

"Um dos" fatores que causam a diminuição do oxigênio nas células é a deficiência de minerais.  

Por que?
Como já vimos o corpo para deixar o pH num nível aceitável acaba emprestando os sais minerais que temos como reserva e ficamos sem.

Sem os sais minerais e comendo, respirando e usando produtos acidificantes como o corpo faz para trabalhar esses equilíbrio ácido - base onde precisa dos sais minerais?
Retira do próprio corpo...
Acabou? Retira o cálcio. Vemos hoje muitas pessoas com problemas ósseos.


 Estudos interessantes:
- Podemos ligar todas as doenças e todas as disfunções do organismo a uma deficiência mineral. (Dr. Linus Pauling)

-Importância da nutrição mineral para a saúde e a prevenção de doenças - Dr. Marcio Bontempo

- Podemos dizer que os minerais são os elementos mais importantes para o organismo, pois estão na base e na estrutura dos macronutrientes, como proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas que, sem eles não teriam função alguma.

- Embora os minerais representem uma pequena parte do peso do corpo humano, são imprescindíveis para todas as reações químicas, com ênfase no processo de geração de energia a partir dos carboidratos, gorduras e proteínas, participando ativamente no crescimento, na manutenção da homeostase como colocado acima e na regulação de todos os processos orgânicos, atuando no âmago de todas as funções celulares.


MUITO IMPORTANTE ENTENDER ISSO:
O nosso corpo tenta a todo custo manter o pH sanguíneo com o valor de 7,4, extraindo minerais do organismo para manter o pH no nível adequado. Relendo: Extrai minerais do organismo para manter o pH. Use o GFU - ajude seu corpo a te ajudar!


Hoje, mesmo as pessoas que podem ter uma mesa farta com frutas, legumes, verduras, etc, não estão isentas da carência nutricional. 

As proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e enzimas, necessitam dos minerais para serem assimilados e são esses imprescindíveis alimentos, a parte mais negligente da nutrição de hoje em dia.


- Incrementa energia e vitalidade; alivio do stress, ansiedade e depressão; atenua a fadiga, constipação e alergias; 

Facilita a digestão e assimilação de nutrientes; Melhora a memória e a claridade mental.  

Olha que interessante: O GFU limpando o sangue, retirando as toxinas e metais pesados. O sistema imunológico agora reforçado cumprindo suas funções de defesa. Com menos toxinas o fígado também volta a trabalhar e não sobrecarrega os rins e alivia o pulmão. 

- Com um sangue mais limpo = um pH equilibrado diminui o esforço e estresse do corpo em ficar regulando o pH, e usando nossos sais minerais e cálcio. 
Sem usar os minerais e com esse equilíbrio, as dores, osteoporose, artrite, artrose entre tantas outras melhoram rapidamente.

- O fígado melhorando...todos os sintomas que ele traz com sua deficiência também vão melhorar. Bem explicado no Tópico fígado -no link abaixo: http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/2011/03/11.html
- O rim voltando a trabalhar nossas águas vão fluir e nossa energia melhora MUITO e os sintomas emocionais também.
Melhorou o pulmão uau...acabam-se as bronquites, asmas e alergias. LINDO, né?

As doenças e o envelhecimento precoce têm como uma das causas: as alimentações carentes de nutrientes e com tóxicos e químicas. As outras causas importantes são a acidez do sangue e os parasitas. Não vou me estender nessa parte, pois está bem explicada no tópico pH , http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/2011/03/x_5013.html 
e em minerais e água:
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/2011/03/x.html

Mas vale colocar a importância do uso do GFU, pois é com o uso dele que daremos oportunidade para que nossas células se desaglomeram e passem a receber esses nutrientes. Assim que o meio vital recupera sua vitalidade original, as células podem novamente retirar dele os elementos necessários para seu bom funcionamento e vencer as doenças (desequilíbrios do organismo). Foco na limpeza do sangue,no pH e na reposição dos nutrientes.

 Nota-se que quando o sangue está ácido ele não utiliza os nutrientes de forma devida. Um exemplo, por exame, é que as células (por conseqüência desse desequilíbrio) ficam aglomeradas o que dificulta também a captação dos nutrientes.
 Células Aglomeradas
Nossas células deveriam estar  assim soltinhas                         
                                                                                              
Todos os outros nutrientes incluindo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e enzimas requerem uma variedade enorme de minerais para funcionar. Podemos dizer que os minerais são os elementos mais importantes para o organismo, depois que o sangue estiver LIMPO, pois estão na base e na estrutura dos macronutrientes, como proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas que, sem eles não teriam função alguma. Veja bem estamos falando aqui de suplementos de minerais NATURAIS sem químicas.

Embora os minerais representem uma pequena parte do peso do corpo humano, são imprescindíveis para todas as reações químicas, com ênfase no processo de geração de energia a partir dos carboidratos, gorduras e proteínas, participando ativamente no crescimento, na manutenção da homeostase e na regulação de todos os processos orgânicos, atuando no âmago de todas as funções celulares.
 
Dos fatores que causam a diminuição de O²(oxigênio) em nível celular, é a acidose causada pelas toxinas, metais pesados, agrotóxicos, produtos químicos colocados na pele entre outros fatores externos . No link abaixo sobre as poluições invisíveis.
https://gfugeradordefrequencia.blogspot.com/2011/03/24-poluicao-silenciosa-e-invisivel.html

e na sequência  a deficiência de minerais que vêm em maior destaque.


Nosso corpo é uma massa de energia elétrica de intercâmbio de “íons” que ativam enzimas. A engenharia enzimática dirige a complexa atividade química da célula viva. Nosso corpo “elétrico” utiliza esses minerais para conduzir o fluxo ótimo das funções corporais.


Os nossos sistemas de comunicação, visão, audição, por exemplo, necessitam de micronutrientes, que comandam todo o sistema cerebral, abrindo e fechando os neurônios. 

Mas essas micro correntes não estão sendo fornecidas dentro dos parâmetros que o mesmo necessita, e como conseqüência temos a pessoa fica tensa, nervosa, ansiosa, com perda de memória, dificuldade de raciocínio, tem pânico, ansiedade, depressão, entre outros sintomas e manifestações consideradas emocionais e psíquicas.


 Conclusões de nossas pesquisas:
- a vida perece onde falta oxigênio.
- não há disfunção orgânica sem previa carência mineral.


A suplementação mineral natural EM CONJUNTO COM A LIMPEZA DO SANGUE nos permite acelerar o processo de retorno à saúde e a restauração da vibração natural da saúde e vitalidade.


 É possível estimular as forças vitais de qualquer organismo regenerando seu meio vital enfraquecido — do qual se nutrem as células. Como? 
Com o uso da Eletroterapia - GFU e reposição de minerais através do suplemento de minerais, de composição equilibrada e completa, totalmente natural.


Agradecendo a oportunidade de compartilhar

LUZ e PAZ

Helô

helofontoura@hotmail.com

As pesquisas sobre a importância das MITOCÔNDRIAS estão sendo mais divulgadas. Estudos que comprovam a importância da oxigenação celular, do plasma, células e órgãos. Nos estudos de Eletroterapia é clara essa ligação de falta de oxigênio e doenças, falta de energia vital, envelhecimento precoce .... A importância da SAÚDE CELULAR ! MATÉRIA APROFUNDADA EM :
http://eletroterapianasaude.blogspot.com.br/2012/04/x_8578.html


Abaixo Tabelas DOS MINERAIS, sobre a OSTEOPOROSE, TABELAS DE VITAMINAS  e MINERAIS - SUA IMPORTÂNCIA e AONDE ENCONTRAR



Os minerais que necessitamos são elementos que ainda são encontrados em algumas regiões na água do mar e em alguns fósseis vegetais. Obs. : Para a obtenção desses elementos é necessário uma técnica especializada.E acreditem...temos essa técnica patenteada por um brasileiro.


 Muito interessante a relação da água do mar e do plasma. Veja no tópico água a matéria sobre Quinton.
 Colocando abaixo tabelas que colocam esses elementos.
Oxigênio
Hidrogênio
Cloro
Sódio
Magnésio
Enxofre
Cálcio
Potássio
Bromo
Carbono
Estrôncio
Boro
Silício
Flúor
Argon
Nitrogênio
Lítio
Rubídio
Fósforo
Iodo
Bário
Alumínio Ferro
Índio
Molibdênio
Zinco
Níquel
Arsênico
Cobre
Estanho
De urânio
Criptônio
Manganês
Vanádio
Titânio
Césio
Cério
Antimônio
Prata
Ítrio
Cobalto
Néon
Cádmio
Tungstênio Selênio
Germânio
Xeon
Crómio
Tório
Gálio
Mercury
Chumbo
Zircônio
Bismuto
Lantânio
Ouro
Nióbio
Tálio
Háfnio
Hélio
Selênio
Tântalo
Berílio
Protactínio
Rádio
Radão  
Estas são as concentrações médias. Variações vai existir, dependendo do local de coleta da amostra. Ref. Handbook of Chemistry and Physics, 65 ed. 1984-1985, CRC Press, Boca Raton, Fl., P. F-149









Traduzido pelo google
É interessante notar que o famoso ambientalista, Rachel Carson, reconheceu a importância de proteger os oceanos e mares interiores esses delicados. No Sea Around Us, ela escreveu:



"Esta é a nossa herança do dias, milhões de anos atrás, quando um ancestral remoto de ter evoluído a partir do unicelular para o estágio unicelular muitos, desenvolvido pela primeira vez um sistema circulatório onde o fluido era apenas a água do mar.

 Da mesma forma, o nosso calcário -esqueletos endurecido são uma herança da rica de cálcio do oceano do tempo Cambriano. 

Mesmo o protoplasma que flui dentro de cada célula do nosso corpo tem a estrutura química impressionado com a matéria viva quando a simples primeiras criaturas foram trazidos no antigo mar... 

Qualquer que seja o potencial nutricional do alimento, sua contribuição é inexistente se não passar no teste de absorção. Veja novamente a importância de estarmos com nossas células limpas.

 Esses nutrientes que não foram transferidos através da mucosa intestinal para as células não farão efeito.

 Devem ser transportados através do aparelho circulatório ao sistema aquoso de microambiente das células.  

Lá, eles servem o seu propósito final: a participação nas actividades metabólicas nas células em que a vida do organismo como um todo depende. "

Ruth L. Pike e Myrtle L. Brown
Nutrição: Uma Abordagem Integrada

John Wiley & Sons, 1984 l, p.
283


REFRIGERANTES E O CÁLCIO DOS OSSOS
 
O refrigerante é uma bebida rica em:
Corantes;
Conservantes;
Grandes quantidades de açúcar;
Nas versões diet, light e zero (adoçantes artificiais);
Cafeína;
Acidulante.










O consumo freqüente do refrigerante aumenta o risco de: cáries, flatulência (gases), pode agravar quadros de gastrite, diabetes, elevar o nível de triglicérides sanguíneo, causar osteoporose e aumento de peso.


Ossos normais e com osteoporose
1 copo de refrigerante = 9 colheres de chá de açúcar.

 
No nosso organismo, cada molécula de cálcio está sempre junta com uma molécula de fósforo. São chamados de Gêmeos Metabólicos (cálcio + fósforo). Quando tomamos refrigerante (seja qual for o tipo) ocorre um desequilíbrio. No refrigerante existe muito fósforo e para processar o fósforo, o corpo se utiliza do elemento cálcio. Este uso do cálcio dos ossos pelo organismo para equilibrar o sistema =  OSTEOPOROSE.


Refrigerante: Estabilizante ET_XXII, Flavorizante F-I, Conservador P-I, Corante C-II, Umectante U-III, Acidulante H-III, Antioxidante A-I, gás carbônico, açúcar.

http://xa.yimg.com/kq/groups/18803134/1571336204/name/Refrigerante.pdf

VITAMINAS- OLIGOELEMENTOS e alguns MINERAIS

Mais sobre minerais no tópico MINERAIS e no Tópico Águas .

Muitos minerais são pouco conhecidos e pouco divulgados. 

Vale conhecer sobre os MINERAIS NATURAIS , suplementos NATURAIS  com mais de 50minerais.

Está comprovado que a maioria das patogenias acontecem pela desmineralização.
Mais informações é só enviar um email para: helofontoura@hotmail.com que envio tabela com detalhes desses produtos.



AGE SOBRE
FONTES PRINCIPAIS
DOSE DIÁRIA
A
Visão (fraca à noite)
Pele (acne)
Mucosas (sinusite, infecção da garganta, dos brônquios, dos intestinos, etc.)
Fígado de peixe
Pimenta vermelha
Alfafa germinada
Salsa
Agrião
Cenoura crua
Damasco seco
Legumes verdes
Pólen
20.000a
5.000 U.I
B1 = Tiamina
Sistema nervoso (depressão, neuralgias, cansaço)
Tono muscular do coração e dos intestinos (problemas cardíacos, prisão de ventre)
Digestão dos açúcares
Pólen
Levedo
Germe de trigo
Grãos germinados
Nozes (todos os oleaginosos)
Farelo de arroz
100 mg ou no complexo B
B2 = Riboflavina
Olhos (catarata)
Pele (rugas, eczemas, sulcos)
Cabelo
Pólen
Fígado
Lacticínios
Alfafa germinada
Levedo
Germe de trigo
Soja
Cogumelos
Nozes
50 a 100 mg ou no complexo B
B3 = Niacina
Sistema nervoso (depressão, esquizofrenia)
Dilata os capilares (limpa os depósitos artríticos e da pele)
Poderoso calmante natural
Levedo
Germen de trigo
Farelo de arroz
Gema de ovo
Grãos germinados
Nozes (oleaginosos)
Pimenta vermelha
100 a 2.000 mg
B5 = Ácido pantotênico
Glândulas supra-renais (estimula a secreção da cortisona natural que melhora artrite, reumatismo, asma, etc.)
Stress (combate fadiga, depressão, insônia, tendência à infecções)
Pólen
Germen de trigo
Levedo
Gema de ovo
Legumes
Frutas
100 a 200 mg
B6 = Piridoxina
Sistema nervoso (analgésico e calmante natural, age sobre todos os distúrbios cerebrais)
Equilíbrio dos líquidos (retenção de água)
Sono (pesadelos)
Couro cabeludo (seborréia)
Pele (acne, eczema)
Energia muscular
Levedo
Germen de trigo
Grãos germinados
Repolho
Banana
Laranja
100 a 1.000 mg
B7 = Inositol
Neutraliza o colesterol (obesidade, arteriosclerose)
Cabelos (previne a calvície)
Sistema nervoso: efeito calmante natural (esquizofrenia, distúrbios do sono)
Pólen
Germen de trigo
Levedo
Laranja
Alfafa germinada
Nozes (oleaginosos)
Melão
Iogurte
500 a 1.000 mg
B8 = H = Biotina
Metabolismo das proteínas e gorduras
Previne a calvície
Trata a malária
Soja germinada
Levedo
Grãos germinados
Gema de ovo
Rapadura
300 a 500 mcg
B9 = Ácido fólico
Glóbulos vermelhos (anemia)
Equilíbrio hormonal
Cabelos (mantém a cor natural)
Levedo
Alfafa germinada
Germe de trigo
Grãos germinados
Hortaliças verdes
Cogumelos
3 a 5 mg
B12= Cianocobalamina
Glóbulos vermelhos (anemia)
Age sobre as células nervosas (poder de concentração, inflamação dos nervos, dores)
Equilíbrio hormonal
Beleza da pele
Frutos do mar
Algas
Peixes
Lacticínios
Gema de ovo
Grãos germinados
Levedo
Alface
50 a 100 mg
B13 = Ácido orótico
Regeneração celular (esclerose múltipla)
Soro do leite
Hortaliças cruas
Através dos alimentos
B15 = Ácido pangâmico
Melhora a oxigenação celular (qualquer intoxicação e o envelhecimento)
Auxilia o processo de desintoxicação do fígado (antifadiga)
Amêndoa do damasco
Arroz
Grãos germinados
Levedo
100 mg
B17 = Laetrile ou Amigfalin
Combate o câncer
Amêndoa do damasco
Frutas
500 a 5.000 mg
PABA = ÁCIDO PARAMINO-BENZÓICO
Crescimento
Pele (envelhecimento, previne insolações e câncer de pele)
Cabelo (mantém a cor natural)
Levedo
Germe de trigo
Grãos germinados
Rapadura
Frutas
500 a 1.000 mg
COMPLEXO B
Corresponde às vitaminas citadas (B1 a B17 Mis PABA)
Sistema nervoso: efeito calmante natural (depressão, irritabilidade)
Metabolismo dos açúcares, das gorduras e das proteínas (corrige, muitas vezes, a necessidade intensa de álcool)
Pele
Energia geral
Levedo
Grãos germinados
Grande parte das vitaminas B é produzida pelas bactérias intestinais
75 a 300 mg
C
Tecido conjuntivo (envelhecimento, dentes, gengivas, vasos sanguíneos)
Poderoso desintoxicante (eficaz contra qualquer intoxicação ou toxicomania: droga, fumo, etc.)
Combate o stress e, como antibiótico natural, ajuda na cura de qualquer infecção ou doença
Hortaliças e frutas frescas (limão, laranja, cenoura)

Pimenta vermelha seca
1.000 a 10.000 mg
Nota: É preciso tomar diariamente, pois a vitamina C não é armazenada no corpo e é destruída pelo calor e pela exposição ao ar
D
Metabolismo do cálcio (pele, dentes, sistema nervoso)
Exposição ao sol
Óleo de fígado de peixe
Peixe
Grãos germinados
Gema de ovo
Soja
1.000 a 5.000 U.I.
E
Melhora a oxigenação celular (energia geral, problemas circulatórios e cardíacos, prevenção do câncer)
Essencial em qualquer processo de cura e de rejuvenescimento
Esterilidade, dores menstruais
Beleza da pele
Aumenta a energia muscular (esportes)
Óleo do germe de trigo
Germen de trigo
Grãos germinados
Abacate
Gema de ovo
400 a 5.000 mg
F
Ácidos graxos não saturados, que reduzem a taxa de colesterol
Óleos não saturados
Abacate
Sementes de girassol germinadas
Através dos alimentos
K
Coagulação do sangue
Fígado
Algas
Alfafa
Germen de trigo
Hortaliças cruas
Gema de ovo
1 a 1,5 mg
P = Bioflavonóides
Reforça a parede das veias e dos capilares (varizes, hemorróidas, gengiva que sangra, diabete, problemas nas articulações)
Laranja
Limão
Grapefruit
Salsa
300 mg (tomas com a vitamina C)
T
Coagulação do sangue (anemia)
Sementes de gergelim
Através dos alimentos
U
Úlcera intestinal
Repolho cru Chucrute
Através dos alimentos
Colina
Sistema nervoso (distúrbios do sono)
Fígado e vesícula (prevenção de cálculos)
Síntese hormonal
Artérias (arteriosclerose, hipertensão)
Gema de ovo
Espinafre cru
Germe de trigo
Soja germinada
Levedo
Nozes (oleaginosos)
Grãos germinados
1.000 a 1.200 mg
Lecitina
Mantém a solubilidade do colesterol sanguíneo (evita o endurecimento das artérias)
Problemas de pele
Sistema nervoso (fadiga)
Soja germinada
Hortaliças cruas
Gema de ovo
2 colheres de sopa de granulados ou 4 cápsulas
As doses diárias aconselhadas (U.I. = unidades internacionais, mg = miligramas, mcg = microgramas) permitem reequilibrar o organismo em alguns semanas ou, conforme o caso, em alguns meses. Use somente vitaminas extraídas de produtos naturais e não vitaminas sintéticas.
 
AGE SOBRE
FONTES PRINCIPAIS
DOSE DIÁRIA
Cálcio
Ossos e dentes
Sistema nervoso (efeito calmante natural)
Desintoxicante (efeito antipoluente)
Resistência geral
Dolomita (terra rica em cálcio, fósforo e magnésio)
Pó de osso (Bonemeal)
Lacticínios
Repolho
Algas
Amêndoas
Grãos
1.800 a 2.000 mg
Cromo
Coração (problemas cardíacos)
Regula o açúcar sanguíneo (diabete – desejo de açúcar)
Frutos do mar
Levedo
Frutas
Verduras de folhas verde-escuras
Cereais
3 mg
Cobre
Glóbulos vermelhos
Cabelos (mantém a cor natural)
Resistência a infecções
Frutos do mar
Algas
Frutas secas
Alho
Alcachofra
Salsa
Verduras
5 mg
Ferro
Glóbulos vermelhos (palidez, fadiga, prisão de ventre, anemia)
Algas
Verduras
Rapadura
Gema de ovo
Beterraba
Frutas secas
25 mg
Iodo
Metabolismo da tireóide (cansaço e fraqueza, tendência às infecções, pouca resistência ao frio)
Ar marinho
Frutos do mar
Peixe
Algas
Agrião
Alho
300 mg
Magnésio
Tranqüilizante natural
Combate infecções
Ossos, dentes, cabelos
Prevenção do câncer
Prevenção dos cálculos renais
Frutas secas
Verduras
Mel
Nozes (oleaginosos)
500 a 1.000 mg
Manganês
Metabolismo cerebral, glandular e hormonal (alergias, artrose)
Verduras
Germe de trigo
Beterraba
50 mg
Fósforo
Ossos
Dentes
Sistema nervoso (em sinergia com o cálcio)
Dolomita
Pó de osso (Bonemeal)
Grãos
Nozes (oleaginosos)
Levedo
Germe de trigo
Gema de ovo
Peixe
}
Lacticínios
600 a 1.200 mg
Potássio
Elimina o excesso de sal (a retenção de água)
Ajuda a eliminar substâncias provenientes da poluição
Algas
Frutas e hortaliças (abacate, banana, vagem, frutas secas)
2.000 a 3.000 mg
Selênio  
Antioxidante (aumenta a ação da vitamina E)
Fígado (cirrose)
Cabelo (caspa)
Levedo
Ovo
Cebola
Alho
50 mcg
Sílica
Resistência às infecções
Sistema nervoso
Dentes
Cabelos
Unhas
Levedo
Sementes de girassol
Aspargos
Alface
Morango
Pepino
5 mg
Sódio e cloro
Equilíbrio hídrico (retenção de água)
Todas as hortaliças e frutas
Através dos alimentos
Enxofre
Essencial para a pele (eczema), os glóbulos vermelhos, os cabelos e as unhas
Alho
Agrião
Cebola
Framboesa
Repolho
Rabanete
Espinafre
Verduras
10 a 20 mg
Zinco
Metabolismo glandular – sobretudo genital (problemas sexuais e do pâncreas, diabetes)
Cicatrização de feridas
Paladar e olfato (perda de olfato)
Sistema nervoso central (depressão)
Frutos do mar
Peixe
Lacticínio
Germe de trigo
Levedo
Maxixe
15 a 500 mg


OLIGOELEMENTOS
AGE SOBRE
FONTES PRINCIPAIS
Alumínio
Melhora o sono
Equilibra o pâncreas
Todos os alimentos vivos (ou oligoelementos em forma líquida ou em comprimidos)
Prata
Sistema de defesa do corpo
"
Cobalto
Glóbulos vermelhos
Equilíbrio nervoso e vegetativo (enxaqueca)
"
Flúor
Reforça as articulações
Ossos e dentes
"
Lítio
Sistema nervoso (todos os distúrbios psíquicos)
"
Níquel
Pâncreas (diabete)
"
Ouro
Sistema nervoso central (depressão, tendências suicidas)
Sistema de defesa do corpo
"

As ENZIMAS são substâncias biológicas indispensáveis ao bom funcionamento das células. Os produtos químicos, as técnicas de conservação e o cozimento acabam com elas. Por isso, precisamos de uma alimentação que contenha o máximo de elementos vivos.

Oleuropeína - Azeite  


Guarde bem este nome: oleuropeína. A substância, encontrada no azeite de
oliva extravirgem, é a nova arma da nutrição para evitar e combater a
osteoporose, doença que acelera a perda de massa óssea.

O cálcio que se cuide, porque seu posto solitário de melhor companheiro do
esqueleto anda ameaçado. Calma, o mineral não vai perder seu lugar de
destaque como protetor dos ossos - muito longe disso. A questão é que a
ciência descobre fortes concorrentes para dividir com ele essa prestigiada
posição. É o caso da oleuropeína, presente no azeite de oliva. Um estudo da
Universidade de Córdoba, na Espanha, revela que esse tipo de polifenol
aumenta a quantidade de osteoblastos, células que fabricam osso novinho em
folha
. Consumi-la , portanto, traria imensas vantagens para manter o
arcabouço do corpo em pé ao longo da vida.

“O tecido ósseo é dinâmico, destruído e construído constantemente”, explica
o geriatra Rodrigo Buksman, do Instituto Nacional de Traumatologia e
Ortopedia, em Brasília. Os osteoblastos ajudam justamente a realizar a
reconstrução. É como se fossem a massa corrida colocada na parede para
tapar os furos que aparecem com o tempo. Sem essas células, os buracos
ficam maiores, os ossos se enfraquecem e cresce o risco de fraturas. O
envelhecimento e a menopausa provocam uma queda na concentração de
osteoblastos no organismo. Daí a importância da reposição desses
construtores, que recebem um belo reforço com a inclusão do azeite de oliva
extravirgem no dia a dia, a melhor fonte de oleuropeína. “Aos 30 anos nosso
corpo atinge a quantidade máxima de massa óssea e, a partir daí, começa a
perdê-la”, nota o ortopedista Gerson Bauer, do Hospital Alemão Oswaldo
Cruz, em São Paulo. Por isso é que se diz que a prevenção da osteoporose se
inicia muito antes da maturidade. “Essa doença se caracteriza pela
diminuição progressiva da densidade óssea, o que torna os ossos mais
frágeis e propensos às fraturas”, arremata a nutricionista Clarisse
Zanette, mestre em ciências médicas pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul. Com o azeite, no mínimo, esse processo destrutivo demora mais tempo
para ocorrer. E, se alguém quiser substituir sua fonte de oleuropeína de
vez em quando, saiba que existe mais uma opção. “A substância também é
fornecida pela azeitona, de onde o óleo é extraído”, diz Clarisse.

Não são apenas os ossos que se deliciam quando saboreamos um prato regado a
azeite. O coração também se beneficia, porque suas veias e artérias ficam
livres de entraves. “A gordura monoinsaturada, principal constituinte do
óleo, interfere nos receptores do fígado que captam o colesterol
circulante”, explica o cardiologista Daniel Magnoni, do Hospital do
Coração, em São Paulo. “Assim, há uma redução nas taxas da sua versão ruim,
bem como de sua quantidade total.” Já os compostos fenólicos do azeite
diminuem a oxidação do colesterol, processo crucial para a formação das
placas que obstruem as artérias e causam as doenças cardiovasculares. “Esse
poder se deve à sua intensa atividade antioxidante”, justifica a
cardiologista Paula Spirito, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro.
“Esses compostos impedem que os radicais livres - moléculas que provocam
danos às células - oxidem o colesterol e contribuam com o aparecimento de
placas nos vasos.” A circunferência abdominal é outra que agradece o
consumo do azeite. É que o alimento ajuda a evitar a inflamação de uma área
do cérebro chamada hipotálamo. A inflamação é provocada por dietas ricas em
gorduras saturadas, presentes nas carnes e nos produtos de origem animal.
Como o hipotálamo é o órgão responsável pelo controle da fome e do gasto
energético, não é um exagero dizer que o óleo de oliva auxilia a manter a
harmonia na massa cinzenta e, assim, a afastar os quilos a mais. Além
disso, ele acelera a produção de um hormônio chamado GLP 1, que age no
cérebro aumentando a saciedade e reduzindo o apetite.

A oleuropeína - voltamos a falar dela - tem participação no pelotão
antiinflamatório. “Esse polifenol tem propriedades antioxidantes
significativas, inibe a agregação de plaquetas e reduz a formação de
moléculas inflamatórias em todo o corpo”, afirma a nutricionista Mércia
Mattos, da Faculdade de Medicina de Marília, no interior paulista. Tantas
propriedades se refletiriam em um menor risco de uma porção de males, entre
eles infartos e derrames. Por falar em proteção, vale destacar, ainda, que
esse antioxidante também resguarda as mitocôndrias, estruturas dentro das
células responsáveis pela obtenção de energia - dessa forma, fica mais
difícil uma célula se aposentar antes da hora.

Quando regamos o prato com azeite extravirgem, porém, não ganhamos apenas
boas doses de oleuropeína. O tempero é uma ótima fonte de vitamina E. “Esse
nutriente retarda o envelhecimento das células, diminuindo o risco de
tumores e doenças do coração”, aponta a nutricionista Soraia Abuchaim, do
Conselho Regional de Nutricionistas do Rio Grande do Sul. O melhor é que,
para desfrutar de tudo isso, bastam 2 colheres por dia. Mas tem que ser do
tipo extravirgem, que concentra maiores teores da substância. De
preferência, use-o em saladas e ao finalizar pratos quentes - o azeite não
gosta de calor e, se for lançado ao fogo, perde grande parte de suas
qualidades. E só o sabor, nesse caso, não basta, certo?


Dra. Maria Dora Ruiz Temoche

http://www.planetaorganico.com.br/vitaminas.htm

“A cada segundo, nosso corpo depende de minerais para conduzir e gerar incalculáveis impulsos elétricos. Sem esses impulsos, nenhum músculo (incluindo o coração) poderia funcionar e suas células não poderiam se beneficiar da osmose para equilibrar seus fluidos e absorver nutrientes. Todos os processos vitais do corpo dependem de íons que atravessam as membranas. Pesquisas recentes demonstram que os minerais têm um desempenho significativo em processos degenerativos. Eles também preservam e reduzem a agressão do ambiente poluído e aumentam a capacidade no trabalho e no aprendizado. Eles podem, ainda, proteger o corpo contra o efeito de minerais tóxicos.” The American Medical Association

GORDURA HIDROGENADA - gordura interesterificada.
A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da linguiça, da picanha, etc. Mas como não existe gordura no mundo vegetal, somente óleos, foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida.
Aí começa o problema. Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio, - daí o nome hidrogenada - com alta pressão e alta temperatura e o resultado não seria bem visto - e muito menos comido - por ninguém.
Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro.

Legalmente é obrigatória essa declaração abaixo:

As informações, sugestões e idéias apresentadas neste documento são apenas para informação e não devem ser interpretadas como conselhos médicos, diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. Os leitores devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de tratamento alternativo. As informações contidas neste documento não devem ser usadas para substituir os serviços ou as instruções de um médico ou profissional de saúde qualificado.
Este produto não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico.