Atualizado em 19.07.2014

Atualizado em 19.07.2014

sábado, 19 de março de 2011

31 - ÁGUA TEM MEMÓRIA - ÁGUAS MINERAL - Quinton - IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ÁGUA - ÁGUA DO MAR E SEUS MINERAIS - Prof. Francisco Antunes - Aguas vendidas no mercado brasileiro - ÁGUAS ENGARRAFADAS

Atualizado em 29.05.2015


 - Minerais naturais da água do mar - http://mineraisnaturais.blogspot.com/
- UM ESTUDO MUITO INTERESSANTE SOBRE A ÁGUA DO MAR.
- Mais um produto nosso indo embora e com ele as pesquisas...Água de Bertioga-SP-
- Abaixo um novo estudo sobre a água e os componentes de algumas águas que temos no mercado brasileiro
- Agricultura e a qualidade da água






Sobre a água que bebemos.
Video do Dr. Kater  Magia da água, razão da vida e tijolo do universo. Este elemento natural prevalece em 70% da superfície do planeta Terra e -- incrível -- mesma proporção no corpo humano. Neste programa Salutis -- de 5 de setembro de 2012 -- o médico antroposófico, homeopata e nutrólogo Dr. José Roberto Kater explica que a água é um aspecto mágico e lembra de sua fórmula: H2O, ou seja, um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio em formato único. 
Enquanto o hidrogênio é o tijolo do universo, no planeta prevalece o oxigênio. "A água é a perfeita união do céu -- hidrogênio -- e a terra -- oxigênio. Eis a fórmula de integração", explica Dr. Kater. Além disso, não existem águas iguais. A água hexagonal é estruturada enquanto que a pentagonal é desestruturada. Confira. 

Abaixo: ÁGUA do MAR - UM ESTUDO MUITO INTERESSANTE! 

No Brasil temos um estudo, patente e produtos criados pelo pesquisador  Prof. Dr.Francisco Antunes, Engenheiro Químico. Suas pesquisas seguiram caminhos diferentes das pesquisas de  Quinton, mas as conclusões são bem semelhantes.
Caso queira saber mais sobre o Professor Antunes segue o link: 
http://mineraisnaturais.blogspot.com.br/2011/09/25.html

Prof. Antunes afirma que as doenças são aprofundadas pela carência mineralógicahttp://mineraisnaturais.blogspot.com.br/

Vale saber mais sobre o SKRILL:
http://mineraisnaturais.blogspot.com.br/2011/09/57.html

no tópico pH onde é colocado sobre o corpo retirar de suas reservas os sais minerais para manter o seu pH no nível adequado. Mais sobre o pH em:
 http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/2011/03/x_5013.html

Neste link temos outras pesquisas que também chegam a essa mesma conclusão - ele propõe o uso de produtos da água do mar como um meio adequado de restituir toda gama de micronutrientes aos organismos debilitados e mesmo como um meio válido para prevenção de várias doenças. 

Continuando ...O Prof. Dr.Francisco Antunes Criou um concentrado mineral natural extraído da água do mar de onde foram retirados macro e micro nutrientes essenciais à vida. Esse produto não contém cloreto de sódio, sais radiativos e outros sais que não são adequados aos seres humanos.
   Com a salinização que esse concentrado proporciona ao organismo, o metabolismo volta a se equilibrar e as síndromes degenerativas regridem ou desaparecem.

   Seus- macro e micros nutrientes são facilmente assimilados pelo organismo. Como atua no sistema imunológico é Indicado para todas as patogenias físicas, mentais e emocionais. vale conhecer: http://mineraisnaturais.blogspot.com.br/2011/09/57.html

Usado em conjunto com o GFU - O GFU limpando seu sangue dos metais pesados, químicas e toxinas  e essa enorme gama de micronutrientes alimentando suas células  e o seu corpo,  o REquilíbrio do corpo acontece. 
m corpo em equilíbrio não adoece. O RESULTADO DESSA UNIÃO É GRATIFICANTE. 



Produtos esses de uso comuns nos centros europeus especializados.
Os laboratórios julgaram ditatorialmente sofrer a “concorrência” de um produto que é natural, “poli curativo” e custa pouquíssimo e não surte efeitos indesejados.

Muitos dos melhores e mais conscientes médicos consideram que as doenças chamadas da “civilização” são doenças de carência, resultantes de um meio vital enfraquecido, desequilibrado, incapaz de suprir as necessidades vitais das células que deve alimentar.

UM ESTUDO MUITO INTERESSANTE SOBRE A ÁGUA DO MAR. 
René Quinton  criou um método terapêutico revolucionário e acessível a todos com a utilização terapêutica da água do mar.   


Pesquisou profundamente e realizou um produto que utiliza água marinha profunda, conseguida em regiões privilegiadas.  Essa água é tratada a frio preservando os micro organismos e elementos vivos do ecossistema marinho.  Diluída em água pura de fonte, em proporção variável para cada espécie viva, humana ou animal.
 
Através dos resultados obtidos recuperando a vitalidade das pessoas enfermas, foi aperfeiçoando, ajustando dosagens e definindo protocolos de uso. Com o uso dessa água,  após 1 mês de uso da ELETROTERAPIA -  GFU temos tido resultados rápidos inclusive em doenças crônicas.

 Segundo os estudos de Quinton existe uma  identidade entre o meio interno (meio vital) e a água do mar isotônica, é possível estimular as forças vitais de qualquer organismo regenerando seu meio vital enfraquecido — do qual se nutrem as células 

Segundo pesquisas os produtos da água do mar pura, de composição equilibrada e completa ajudam a restabelecer a falta dos sais minerais de um corpo em desequilíbrio. 


É agora conhecimento comum de que a vida na Terra surgiu de um ambiente marinho. Este sábio foi a primeira pessoa a entender este processo e demonstrou a identidade entre água de mar, o plasma sanguíneo e a linfa, nos mamíferos. Nossos fluidos vitais são oceânicos.

O meio vital é muito importante para a manutenção da saúde. 
Regenerando o meio vital da pessoa que está doente , a pessoa reconstrói, equilibra e refaz seu sistema biológico.

O uso da Eletroterapia GFU possibilita o estimular as defesas do organismo, limpando o sangue e fortalecendo os sistemas.

René Quinton salvou milhares de crianças na Europa e no Egito, no começo do século passado, usando um soro marinho que chamou de "aqua marina". A população deu-lhe o nome de "Plasma de Quinton", como ficou conhecido por quase 80 anos.

O “Quinton” ficou famoso imediatamente. Surgiram dispensários em todas as cidades da França e também no exterior. Quinton foi aclamado mundialmente como benfeitor da humanidade. Erradicou com sucesso várias epidemias de cólera infantil, especialmente na Itália e no Egito.


O Dr. Jean Jarricot, que abriu o célebre dispensário marinho de Lyon, publicou suas pesquisas com milhares de crianças no livro “Le dispensaire marin, un organisme nouveau de puériculture” (O ambulatório marinho, um novo órgão de puericultura). Um livro que contém as aplicações terapêuticas do plasma de Quinton de acordo com cada doença.

Diversos trabalhos científicos pelo mundo, desenvolveram-se a partir de Quinton.

Seus trabalhos foram a base de avanços científicos em diversas áreas, com importantes mestres e pesquisadores do século XX: Alexis Carrel (Nobel Prize em Neurophysiology - 1917), Jean Jarricot (Método Marinho 1926), Walter Cannon (lei de homeostasis - 1931), Alfred Pischinger (Sistema de Regulação de Base - 1994). Com diferentes metodologias as conclusões são semelhantes.



UM POUCO DE HISTÓRIA
Os nossos antepassados já conheciam os  benefícios da água do mar.
- Euripides, há 25 séculos escrevia: "O mar cura as doenças dos homens"


- Hipócrates (350 AC.), prescrevia o seu uso externo e interno. 
Platão era tratado pelos sacerdotes egípcios por meio de banhos quentes de água do mar. 
Tanto os Gregos como os Romanos conheciam o uso e as virtudes dos banhos com água do mar utilizados para curar varias doenças.

- No século XVII
(1697)  um londrino chamado Floyer publica uma tese  intitulada "Digressão sobre o bom uso dos banhos de mar quentes e frios em Inglaterra".


- Richard Russel, faz um estudo sobre os benefícios da água do mar indicando tanto para o uso tanto externo (sob forma de banhos) como interno contra as perturbações digestivas e articulares.
É necessário que se retire o sal e alguns componentes.

- Em 1791 é fundado na Inglaterra o primeiro "hospital marinho" supervisionado pelo doutor John Lathan. Neste local eram tratadas toda a espécie de doenças entre elas o reumatismo, a anemia e algumas doenças infecciosas.

- Os alemães, por sua vez, abrem vários estabelecimentos marinhos no principio do século XIX e, desde então, esta terapia particular não parou de se desenvolver neste pais que chegou a ser o mais bem equipado, tanto sobre as margens do mar do Norte como do Báltico.
- Em 1778 surge o primeiro instituto de talassoterapia francês em Dieppe, seguido de Bolonha, Le Croisie, Berck e por fim Roscoff (1899) fundado por Louis Bagot.

- O século XIX, apesar de dificuldades técnicas muito importantes, foi o período mais florescente da talassoterapia.
O termo talassoterapia (do grego thalassa = o mar) esse termo foi  usado pela primeira vez em 1867 por um médico originário de Arcachon, o doutor Bonnardiere.

- Em 1904, o biologista René Quinton estabelece as bases cientificas das virtudes marinhas e publica  o seu livro fundamental "A água do mar, meio orgânico."
Ele afirma que cada uma das células de um ser vivente, por mais elaboradas que sejam, se banham num meio fisiológico idêntico ao meio marinho.

Assim o plasma sanguíneo dos mamíferos é absolutamente assimilável a água do mar. Comparar o organismo animal a um aquário marinho é uma teoria no mínimo audaciosa que lhe será necessário demonstrar.Colocando abaixo.



Na primeira metade do século XX  a Europa mergulha em guerras, disputas territoriais, econômicas, raciais, etc. A destruição provocada por invasões, bombardeios, interrompem o desenvolvimento desta técnica. 

Com a liderança dos EUA as varias técnicas naturais e ou tradicionais própria da cultura européia caem em desuso.
1961 - em circular de junho/61 o Ministério da Saúde da França,  definiu a talassoterapia nos seguintes termos: " Uma aplicação, com fins terapêuticos, das virtudes curativas combinadas da água do mar, ar e clima marítimo." 

DEMONSTRAÇÕES DE QUINTON
Ele consegue realizar três importantes demonstrações:
1-Injetar água do mar num organismo sem provocar nenhum acidente.

2-Subtrair a um organismo uma parte importante do seu meio interior para o substituir por uma quantidade equivalente de água de mar, não provocando, também ai, nenhum acidente.
 
3-Conseguir fazer viver normalmente na água do mar células orgânicas habituadas a evoluir no meio interior.

EXPERIÊNCIAS DE QUINTON
Uma experiência que ficou conhecida foi feita com um cachorro, onde esvazia totalmente um cão do seu sangue e substituí por uma quantidade igual de água do mar. Todos os componentes do seu sangue (dos quais glóbulos vermelhos e brancos) desapareceram. Depois de algumas horas de enfraquecimento, o animal reage maravilhosamente e retoma uma vitalidade espantosa nos dias que se seguem.

Rene Quinton demonstrou que os glóbulos brancos humanos continuam a viver na água do mar enquanto morrem em qualquer outro meio artificial.
A medicina convencional estimulou o prodigioso desenvolvimento do mercado mundial de sangue para transfusões, enquanto o plasma de Quinton constituía uma alternativa mais sadia e eticamente mais aceitável e se constitui de água do mar esterilizada e diluída a 1/5 com água puríssima de fonte. Essa proporção é a preconizada para a espécie humana. 

Tal método foi empregado com sucesso de 1905 a 1925, até que com um fabuloso poder econômico e influência política os grandes laboratórios farmacêuticos impingiram ao mundo as suas drogas farmacoquímicas.

A TALASSOTERAPIA A PARTIR DOS ANOS 50
 O estabelecimento de centros de talassoterapia nos últimos anos tem sido animador, atualmente temos:
10 centros na Mancha ( Le Touquet - Dieppe - Trouville - Deauville - Luc-Sur-Mer - Siouville - Granville - Perros-Guirec e Roscoff)

10 centros no Atlântico (Douarnenez - Benodet - Carnac - Quiberon - La Turballe - La Baule - Pornichet - Saint Jean De Monts - Sainte Marie De Re e Biarritz.

6 centros no Mediterrâneo (Port Barcares - Cap D'Agde - La Giotat - Saint Raphael - Villeneuve Loubet e Corse Porticcio).

2 centros na Bélgica ( Knocke Le Zoute e Oostende).

1 centro na Espanha (Mijas) e 1 em Portugal (Espinho)


Nos centros de talassoterapia hoje existentes na Europa, são agregadas varias técnicas complementares como:
Hidroterapias (banhos e duches, pedilúvios, manilúvios) -Termoterapia (saunas) - Quiroterapias (massagens e quiropraxia) - Algoterapias (aplicação de algas) - Lodoterapias (aplicação de lamas) - Climaterapia (ionização) - Aeroterapia (ar, ventos) - Helioterapia (sol) - Dietética (alimentação) - Cinesioterapia (Exercícios e trabalho muscular).

Para tratamentos de: Artroses, algias em geral da coluna vertebral, ciática, reumatismos inflamatórios, afeções metabólicas ou pós traumáticas (osteoporose), traumatismos (reeducação funcional), problemas vasculares (arterite), adiposidade e celulite, envelhecimento precoce, algumas afecções psíquicas (depressões), perturbações do sono, esgotamento nervoso, perturbações respiratórias e algumas doenças de pele.

Algumas observações;
Essa terapia não está sendo utilizada em pessoas com problemas cardiovasculares que tenham grandes perturbações do ritmo cardíaco,  insuficiência coronária evidente e não estabilizada,ou grandes hipertensões.

- Em caso de dermatose inflamatória ou infectada os tecidos não devem ser postos na água do mar quente porque esta água iria corroer as feridas impedindo a cicatrização. Para esses casos existem produtos específicos


Em casos de psicoses onde a pessoa tem dificuldade de adaptação. Estranham esses centros.
Casos de angústia, depressão, insônia, tristezas, choro etc. melhoram muito com o uso de produtos específicos.

No Brasil , até onde se saiba não temos nenhum centro de talassoterapia.

- PAULE OBEL - LA SANTÉ PAR LA THALASSOTHÉRAPIE 1ª-edição -1984 - M. A Editions - Paris - FRANCISCO ANTUNES- CARÊNCIAS MINERALÓGICAS DA FLORA E DA FAUNA - 10ª-edição - 1982-
- Francisco Antunes - Terapia Ortomolecular natural - O uso da água do mar como processo Terapêutico
-
André Mahé ANDRÉ Mahé - O SEGREDO DAS NOSSAS ORIGENS"
 e outras fontes da INTERNET)

Abaixo um novo estudo sobre a água e os componentes de algumas águas que temos no mercado brasileiro

Uma característica importante da água do mar é que, embora a concentração total de sais dissolvidos varia de lugar para lugar, as relações entre as componentes mais abundantes permanece quase constante.

Esta "lei" de proporções constantes foi descoberto por Dittmar (1884) com base em 77 amostras da água do mar de todo o mundo pela Expedição Challenger, e confirmou a primeira hipótese concebida por Forchhammer (1865).

elementos na água do mar (mg / l) Oxigênio
Hidrogênio
Cloro
Sódio
Magnésio
Enxofre
Cálcio
Potássio
Bromo
Carbono
Estrôncio
Boro
Silício
Flúor
Argon
Nitrogênio
Lítio
Rubídio
Fósforo
Iodo
Bário
Alumínio Ferro
Índio
Molibdênio
Zinco
Níquel
Arsênico
Cobre
Estanho
De urânio
Criptônio
Manganês
Vanádio
Titânio
Césio
Cério
Antimônio
Prata
Ítrio
Cobalto
Néon
Cádmio
Tungstênio Selênio
Germânio
Xeon
Crómio
Tório
Gálio
Mercury
Chumbo
Zircônio
Bismuto
Lantânio
Ouro
Nióbio
Tálio
Háfnio
Hélio
Selênio
Tântalo
Berílio
Protactínio
Rádio
Radão
Estas são as concentrações médias. Variações vai existir, dependendo do local de coleta da amostra. Ref. Handbook of Chemistry and Physics, 65 ed. 1984-1985, CRC Press, Boca Raton, Fl., P. F-149




Apenas repassando.....
Há uns 7 anos fiz uma pesquisa sobre as águas de galão. A maioria marcava 5,5 a 6 de pH . Passado alguns anos os galões marcavam 6,8 - 7,00 ...estranhei e liguei para algumas. A resposta geral foi: Temos várias fontes e fazemos uma média. 

A água que mais me chamou a atenção foi a IBIRÁ, cheguei a consumir um tempo ... muito gostosa. mas pela dificuldade de não chegar na minha cidade acabei parando de consumi -la. Atualmente -2014- já está chegando aqui. Tomo longe das refeições pelo pH muito alto.

Aqui temos uma fonte na cidade e pego água nesse local há 17 anos, inclusive para cozinhar. Coloco num filtro de barro e filtro. Estou feliz com a minha água rs. Atualmente 2014 - não pego mais a água aqui na minha cidade está MUITO ruim. Cozinho com água de galão.

De quando em quando comprava a água Schin pelo magnésio, mas atualmente tomando os suplementos naturais de minerais não sinto mais a falta dessa água.

"Água mineral, por definição, são aquelas provenientes de fontes naturais que possuem composição físico-química definida", explica Carlos Lancia, hidrogeólogo e presidente da Associação Brasileira dos Industriais de Águas Minerais (Abinam). "Elas são diferentes da água de torneira por possuírem ação medicamentosa."

O MinhaVida foi conferir a composição de cinco marcas encontradas nos supermercados (Schin, Bonafont, Minalba, Crystal, Nestlé Pureza Vital) e contou com o especialista para entender quais são as diferenças entre elas. Confira a galeria e saiba qual é a água mais indicada para você.


Schin - A água mineral da Schin, dentre as marcas comparadas, tem a maior taxa em miligramas de magnésio, 11,1 mg/L. A necessidade diária de ingestão para uma pessoa de estatura média e de 70kg é de 50mg/L. Por isso, é a mais recomendada para atender rapidamente às necessidades diárias do mineral no organismo. Ela também é a marca com maior quantidade de cálcio na composição química (32,77 mg/L). A necessidade diária de cálcio do corpo é de 1000mg/L. A água da Schin também contém lítio, um metal bastante conhecido da indústria farmacêutica por seu um componente de medicamentos estabilizadores de humor, receitados pela psquiatria. Mas, de acordo com o psiquiatra da Unb, Raphael Boechat, devido a sua baixa concentração na água, os sais de lítios não provocam efeitos positivos ou negativos à saúde. "A quantidade mínima de sais de lítio, utilizada em psiquiatria é de 900 a 1500 mg/L. Já a água da Schin conta com 0,012 mg/L desse elemento", diz Boechat. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 150,85; Cálcio: 32,77; Sódio: 25,85; Cloreto:13,02; Magnésio:11,1; Sulfato: 17,8; Fluoreto: 0,06; Lítio: 0,012


Bonafont - é a marca mais recomendada, dentre as que analisamos, para pessoas que necessitam de dieta pobre em sódio, como hipertensos, gestantes e cardiopatas, pois contém apenas 0,35 mg/L desse elemento, quantidade considerada baixa em comparação com outras marcas que chegam a conter 35,54 mg/L de sódio na composição. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 2,51; Cálcio: 1,08; Sódio: 0,34; Cloreto: 0,62; Magnésio: 0,52; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,5
 Colocação nos comentários da matéria: tem um erro na matéria a agua bonafonte não tem 0,34 de sódio e sim 1,21 então ela não é a mais recomendada para hipertonsos e sim a minalba
  - Concordo com o comentário referente a Bonafont, pois, o Sódio é 1,21mgL então não é a mais recomendada, o problema é que os Brasileiros acreditam na Mídia, em análise realmente nesse caso é a Minalba


Minalba - "É indicada para pessoas com problemas digestivos, já que, para esse tipo de problema, o recomendado é consumir uma água com mais de 100mg de bicarbonato - a Minalba contém 107,17 mg/L", explica Carlos Lancia. Essa marca também tem um gosto mais leve que as outras, por causa do baixo teor de sódio e cloreto. Índices muito elevados desses dois elementos deixam a água levemente salgada, por isso, se você tem paladar mais aguçado, opte pela Minalba. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 105,15; Cálcio: 17,14 ; Sódio: 1,1; Potássio: 1,3; Cloreto: 0,3; Magnésio: 0,8; Sulfato: 0,2; Fluoreto: 0,05


 Crystal - assim como a Schin e a Minalba, a Crystal também é boa para problemas intestinais. A marca também é a que possui maior quantidade de Fluoreto, bom para a prevenção de cáries. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 107,17; Cálcio: 3,7; Sódio: 35,54; Potássio: 2,7; Cloreto: 1,27; Magnésio: 1,05; Sulfato: 1,4; Fluoreto: 0,93


Nestlé Pureza Vital - apesar de apresentar bom nível de cálcio, importante na prevenção de doenças ósseas, não foram observados outros pontos de destaque. Composição química (mg/L): Bicarbonato: 75,71; Cálcio: 15,72; Sódio: 9,32; Cloreto: 0,22; Magnésio: 0,11; Sulfato: 0,1; Fluoreto: 0,09;




Pesquisadores de Araraquara avaliaram a qualidade de três “modelos” de água mineral e detectaram níveis preocupantes de contaminação em galões de 20 litros antes do vencimento do prazo de validade

Nunca se vendeu tanta água mineral no mundo, o que em parte é resultado de uma bem-sucedida promoção do produto engarrafado como alternativa mais limpa, mais pura e mais segura àquela que nos chega pelas torneiras. 

Proveniente de fontes naturais, a água mineral não passa por nenhum tipo de tratamento. Deve ser livre de contaminação na origem e preservar suas características originais, o que inclui a presença de diversos sais e de uma fauna microbiana considerada benéfica à saúde humana. Geralmente em posse da iniciativa privada, as fontes de água mineral devem ter sua qualidade certificada pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral.

Já a água de abastecimento público (vulgarmente conhecida como “torneiral”), além de passar por tratamento químico e físico, tem sua qualidade obrigatoriamente verificada por análises microbiológicas antes de ser distribuída nas cidades. A principal é chamada CHP, sigla para Contagem de [micro-organismos] Heteretróficos em Placa. Embora esse teste seja feito também na água engarrafada (antes do envase), a legislação só estabelece um valor máximo aceitável – de 500 UFC/ml (unidades formadoras de colônia por mililitro de água) – para o líquido que vai para as torneiras. “Esse é o padrão internacional, que é seguido pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, explica Maria Fernanda. Mas já existe uma tendência mundial de adotar o mesmo limite máximo também para a água de garrafa, acrescenta ela.



Cuidados básicos que o consumidor deve tomar para preservar a qualidade da água mineral
1. Solicitar ao seu Distribuidor que lhe forneça sempre garrafões em bom estado de conservação, de modo a não prejudicar a qualidade da água.
2. Os garrafões devem ser armazenados em local arejado, longe da luz solar, para evitar que a água fique com cor esverdeada em função da proliferação de algas.
3. Antes de se colocar o garrafão na cuba, devem ser removidos totalmente, o plástico, lacre e a tampa. Para remover a tampa tomar cuidado para não utilizar facas com cheiro de alho, cebola ou outro tempero qualquer, que possa ser repassado para a água.
4. Limpar a boca e a parte de cima do garrafão que fica em contato com a cuba do bebedouro, utilizando-se de preferência, toalha em papel descartável embebida em álcool de grãos.
5. Da mesma forma, limpar a cuba do bebedouro, antes de colocar o garrafão.
6. Ao utilizar copos que estejam em armários que passam algum tipo de cheiro, enxaguá-los antes de tomar a água mineral.
7. Respeitar o prazo de validade para consumo de água que é de 2 (dois) meses.

- Características das águas minerais brasileiras
·        Conceitos
Águas de origem subterrânea que fazem parte de um contexto hidrogeológico dinâmico, possuindo ainda composição química e características físicas e físico-químicas bem definidas, bem como pureza microbiológica, considerando as flutuações naturais (Lauro de Oliveira Silva Júnior, químico – CPRM/LAMIN).

Águas provenientes de fontes captadas em nascentes ou poços, cujo valor total de sólidos dissolvidos (TDS) não seja inferior a 250 mg/L (CODE of Federal Regulations, EUA).

Água Mineral Natural é a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, considerando as flutuações naturais (RDC 274/2005 – ANVISA – MS).
As águas podem ser captadas diretamente das fontes, fazendo uso da construção de caixas de captação ou através de sondagem (poço tubular), utilizando técnicas adequadas, de modo a manter a integridade química, física, físico-química e microbiológica.
Na prática, o que diferencia a água mineral da água subterrânea são seus usos, pois a origem é a mesma. Assim, o termo Água Mineral é utilizado para fins de engarrafamento e balneabilidade, e Água Subterrânea, quando seu uso é para a indústria, agricultura, abastecimento público etc.

Definição e classificação conforme código de águas minerais vigente
As águas minerais brasileiras são classificadas de acordo com o Código de Águas Minerais (Decreto-Lei n° 7.841, de 08/08/1945), que as define, em seu art. 1º, como: “aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa”. Já em seu capítulo 3º são definidas as águas potáveis de mesa como “as águas de composição normal provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas, que preencham tão somente as condições de potabilidade para a região”. Esse Decreto-Lei, além de classificá-las, ordena o seu aproveitamento através de balneário, ou seja, como industrial, tanto das águas minerais quanto das águas potáveis de mesa. Esse código distingue as águas minerais pela sua composição química e pelas características de suas fontes, conforme pode ser observado nos quadros 2 e 3 a seguir.

Quadro 2 – Classificação da água mineral quanto à sua composição química
CLASSIFICAÇÃO
CARACTERIZAÇÃO
OLIGOMINERAL
Quando apresentarem apenas uma ação medicamentosa.
RADÍFERAS
Quando tiverem radioatividade permanente.
ALCALINA BICARBONATADA
bicarbonato de sódio  = ou  > 200mg/L
ALCALINO TERROSAS
carbonato de cálcio = ou  > 120mg/L
ALCALINO TERROSAS CÁLCICAS
cálcio = ou  > 48mg/L sob a forma de bicarbonato de cálcio
ALCALINO TERROSAS MAGNESIANAS
magnésio = ou  > 30mg/L sob a forma de bicarbonato de magnésio
SULFATADAS
SO4=  = ou > 100 mg/L
SULFUROSAS
sulfeto = ou  > 1mg/L
NITRATADAS
NO3=  (de origem mineral)  = ou > 100 mg/L
CLORETADAS
cloreto de sódio = ou  > 500mg/L
FERRUGINOSAS
ferro = ou > 5mg/L
RADIOATIVAS
Que tiverem radônio em dissolução.
FRACAMENTE RADIOATIVAS
Teor de radônio mínimo entre 5 e 10 unidades Mache por litro, a 20°C e 760 mm de Hg de pressão.
RADIOATIVAS
Teor de radônio entre 10 e 50 unidades Mache por litro, a 20°C e 760 mm de Hg de pressão.
FORTEMENTE RADIOATIVAS
Teor de radônio acima de 50 unidades Mache por litro, a 20°C e 760 mm de Hg de pressão.
TORIATIVAS
Que possuírem teor em torônio em dissolução equivalente em unidades eletrostáticas, a 2 unidades Mache por litro, no mínimo.
CARBOGASOSAS
gás carbônico livre dissolvido = ou > 200mg/L
ELEMENTO PREDOMINANTE
(> 0,01mg/L): iodadas, arseníadas,  litinadas etc.

Quadro 3 – Classificação das fontes de água mineral
CLASSIFICAÇÃO
CARACTERIZAÇÃO
Quanto aos Gases:

FONTES RADIOATIVAS

FRACAMENTE RADIOATIVAS
As que apresentarem, no mínimo, uma vazão gasosa de 1 litro  por minuto com um teor em radônio compreendido entre 5 e 10 unidades Mache, por litro de gás espontâneo, a 20°C e 760 mm de Hg de pressão.
RADIOATIVAS
As que apresentarem, no mínimo, uma vazão gasosa de 1 litro  por minuto com um teor em radônio compreendido entre 10 e 50 unidades Mache, por litro de gás espontâneo, a 20°C e 760 mm de Hg de pressão.
FORTEMENTE RADIOATIVAS
As que apresentarem, no mínimo, uma vazão gasosa de 1 litro  por minuto com um teor em radônio superior a 50 unidades Mache, por litro de gás espontâneo, a 20°C e 760 mm de Hg de pressão.
FONTES TORIATIVAS
As que apresentarem, no mínimo, uma vazão gasosa de 1 litro por minuto, com um teor em torônio na emergência equivalente em unidades eletrostáticas a 2 unidades Mache por litro.
FONTES SULFUROSAS
As que possuírem na emergência desprendimentos definidos de gás sulfídrico.
Quanto à Temperatura:

FONTES FRIAS
Quando sua temperatura for inferior a 25°C.
FONTES HIPOTERMAIS
Quando sua temperatura estiver compreendida entre 25° e 33°C.
FONTES MESOTERMAIS
Quando sua temperatura estiver compreendida entre 33° e 36°C.
FONTES ISOTERMAIS
Quando sua temperatura estiver compreendida entre 36° e 38°C.
FONTES HIPERTERMAIS
Quando sua temperatura for superior a 38°C.

1) Radíferas: quando contém sal de Rádio dissolvido (Ra 226), atribuindo radioatividade permanente. O LAMIN não mede devido a implicações técnicas.
2) Thoriativas: presença de Thorônio (Radônio 220). O LAMIN não mede devido a implicações técnicas.


O Mercado de Água Mineral Brasileiro
O mercado brasileiro de águas envasadas difere do mercado internacional europeu e norte-americano por dois motivos:
1) As águas envasadas no Brasil, em quase sua totalidade, são águas classificadas como minerais (89,8%)5 e potáveis de mesa (10,2%).
2) Os grandes grupos empresariais transnacionais, como Nestlé Waters, Danone, Coca-Cola Company e Pepsico, que somados controlam mais de 50% do mercado de água envasada no mundo, aqui no Brasil participam com apenas 4,14%.

Dessa forma, enquanto que em nível internacional gigantes da indústria de alimentos (como a Nestlé e a Danone) são detentoras das marcas mais vendidas de água envasada em diversos países dos cinco continentes, no Brasil o mercado continua pulverizado, com inúmeras micro, pequenas e médias empresas nacionais.

É certo que, com a aquisição pela Nestlé Waters Brasil da água Santa Bárbara (SP) e com os investimentos e o início da produção da água Bonafont da Danone - agosto de 2009, em Jacutinga (MG) -, o mercado de água mineral envasada no Brasil deverá, a partir de 2010, sofrer alterações significativas; e o capital estrangeiro, que até 2008 mantinha uma participação ainda tímida no mercado brasileiro, deverá ter sua participação ampliada. Para se ter uma ideia dessa pulverização, em 1996 15 empresas eram responsáveis por 52% da produção brasileira de água mineral. Em 2005 não havia mais essa concentração, uma vez que o mesmo número de empresas passa a responder por apenas 36% da produção nacional.

Em 2008, apesar de o Grupo Edson Queiroz manter a posição de liderança no mercado, com 504 milhões de litros envasados (11,5% do total envasado no país) - seguido das águas minerais Schincariol (2,67%), Ouro Fino (2,62%), Crystal (2,52%) e Lindoia Bioleve (2,51%), que superam a marca dos 100 milhões de litros envasados cada -, destaca-se a participação discreta da Nestlé Waters Brasil, que envasando as águas minerais São Lourenço, Nestlé Aquarel, Petrópolis e Pureza Vital alcançou, em 2008, 70 milhões de litros (1,6%). Acrescente-se, ainda, o crescimento de 43% da empresa Dias D´Ávila entre os anos de 2007 e 2008, que com a captação de uma nova fonte (Senhor do Bonfim) alcança, em 2008, 1,7% de toda a produção brasileira6.

 Matéria completa em:
http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=46


Esperança do Estado de São Paulo contra a crise hídrica, a represa Billings possui concentração de coliformes fecais cem vezes maior do que o estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), segundo análise feita pela bióloga Marta Marcondes, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, e divulgada neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo.

Chamada pelo governador Geraldo Alckimin de “caixa-d’água de São Paulo”, o reservatório tem capacidade para 1,2 trilhão de litros de água (hoje com 60,8% disponível). De acordo com a análise da Folha, foram encontradas na água da represa bactérias que causam gastroenterite, infecção urinária, diarreias com sangue e até a perfuração do intestino. Compostos como nitritos e fosfatos, indicadores de material orgânico em decomposição, também foram encontrados acima dos valores estabelecidos pelo Conama.

A Sabesp afirma que tem capacidade de tratar a água da Billings. Atualmente, parte da água da represa é bombardeada para a represa Guarapiranga, e outra serve a região do ABC. Segundo a publicação, em 2008 e 2010, estudos da USP apontaram problema ainda maior: a presença de metais pesados, potencialmente cancerígenos, como chumbo, cobre e níquel nos leitos da Billings e da Guarapiranga.

Via: http://noticias.terra.com.br/

"Esquisitices" da água começam a ser compreendidas Tem fatos que vale refletrir...A água, o cérebro....sei lá me parecem ser tão básicos e importantes e os estudos sobre esses assuntos não são divulgados e são pouco realizados...
Baseado em texto de Melinda Lee - 24/08/2009

Ao todo, a água tem nada menos do que 66 anomalias conhecidas, propriedades únicas, não vistas em nenhum outro líquido.[Imagem: Hirohito Ogasawara/Ningdong Huang]



Anomalias da água
A água continua sendo um mistério para a ciência. Essa substância, que é a base da vida na Terra, é tão familiar a todos que passa despercebido o fato de que ela é também um líquido com propriedades muito, muito estranhas.

Ao todo, a água tem nada menos do que 66 anomalias conhecidas, propriedades únicas, não vistas em nenhum outro líquido. Essas anomalias, que os cientistas sonham em desvendar, incluem uma densidade estranhamente variável, uma enorme capacidade de reter calor e uma elevada tensão superficial.

Propriedades essenciais à vida
Contrariamente aos líquidos "normais," a água se torna mais densa quando se torna mais fria, até atingir cerca de 4º C, quando atinge sua densidade máxima. Acima e abaixo dessa temperatura, a água é menos densa. É por isso, por exemplo, que a água de um lago congela primeiro na superfície.

É a grande capacidade da água em reter calor que estabiliza a temperatura dos oceanos. E a sua elevada tensão superficial permite que os insetos andem sobre ela sem afundar, que ela se transforme em gotas, e que os vegetais consigam transportá-la de suas raízes até a mais alta de suas folhas.

"Entender essas anomalias é muito importante porque a água é a base fundamental da vida. Sem água, não há vida," diz Anders Nilsson, um dos membros da equipe que inclui cientistas dos Estados Unidos, da Suécia e do Japão.

Para entender porque a água se comporta de forma tão particular "no atacado," eles estão estudando como ela se comporta em nível molecular.

Organização molecular da água
Agora, usando experimentos em dois aceleradores de partículas, uma equipe internacional de pesquisadores começou a desvendar algumas das idiossincrasias moleculares da água.

Por exemplo, os cientistas sabem como as moléculas de água se organizam para formar o gelo: elas formam uma rede tetraédrica, na qual cada molécula liga-se a quatro outras.

Descobrir como as moléculas se organizam na água líquida, contudo, tem sido muito mais complicado. Essa organização tem sido alvo de debates nos últimos 100 anos. Se você procurar em um livro texto, lerá que, como a água forma tetraedros no gelo, na água "ela deve se organizar de maneira similar," apenas de forma menos estruturada, já que o calor é suficiente para causar a quebra das ligações.
Quando o gelo funde, continuam os livros-texto, as estruturas tetraédricas perdem sustentação, quebrando-se conforme a temperatura sobe, mas permanecendo tetraédricas o quando possível, resultando em uma distribuição estável em volta de estruturas tetraédricas distorcidas e parcialmente quebradas.

Reescrevendo os livros-textos
Mas os experimentos do grupo internacional de cientistas, feitos em aceleradores de partículas no Japão e nos Estados Unidos, sugerem que os modelos da estrutura molecular da água adotados nos livros-textos estão incorretos e que, de forma surpreendente, a água líquida parece sustentar duas estruturas distintas, uma desordenada e outra tetraédrica, não importando a temperatura em que ela se encontre.
Os cientistas descobriram também que os dois tipos de estrutura molecular são separados espacialmente, com as estruturas tetraédricas ocorrendo em "aglomerados" formados por até 100 moléculas, circundados por regiões desordenadas.

A água é uma mistura flutuante das duas estruturas em temperaturas que vão até próximo ao ponto de ebulição. Conforme a temperatura sobe, diminui a ocorrência dos aglomerados tetraédricos; mas eles estão sempre lá, com praticamente o mesmo tamanho. As regiões desordenadas tornam-se ainda mais desordenadas conforme a temperatura sobe.

Novas teorias
O trabalho explica, ao menos parcialmente, as estranhas propriedades da água. A densidade máxima da água, ao redor dos 4° C, pode ser explicada pelo fato de que as estruturas tetraédricas têm uma menor densidade, que não varia significativamente com a temperatura, enquanto as regiões desordenadas - que têm maior densidade - tornam-se mais desordenadas, e portanto menos densas, com o aumento da temperatura.

Da mesma forma, quando a água aquece, aumenta o percentual de moléculas no estado mais desordenado, permitindo que essa estrutura excitada absorva quantidades significativas de calor, o que explica a grande capacidade da água em armazenar calor.

Já a alta tensão superficial da água poderia ser explicada pela tendência de formação de fortes ligações de hidrogênio.

Começando pelo mais simples
Estas descobertas, e as que ainda deverão vir, dada a grande quantidade de "esquisitices" da água que continuam requerendo explicação, têm um significado muito prático para campos como a modelagem do clima, a medicina e a biologia.

"Se nós não entendemos esse material básico da vida, como poderemos estudar os materiais mais complexos, como as proteínas, que ficam imersos em água?" pergunta o Dr. Congcong Huang, responsável pela análise da água utilizando raios X. "Nós devemos entender o simples antes que possamos compreender de fato o mais complexo."
Bibliografia:

The inhomogeneous structure of water at ambient conditions
C. Huang, K. T. Wikfeldt, T. Tokushima, D. Nordlund, Y. Harada, U. Bergmann, M. Niebuh, T. M. Weiss, Y. Horikawa, M. Leetmaa, M. P. Ljungberg, O. Takahashi, A. Lenz, L. Ojamäe, A. P. Lyubartsev, S. Shin, L. G. M. Pettersson, A. Nilsson
Proceedings of the National Academy of Sciences
August 13, 2009
Vol.: Published online before print
DOI: 10.1073/pnas.0904743106


Agricultura e a qualidade da água


O copo que você vê nessa foto está cheio de água. Isso mesmo. O líquido verde é água tirada do Lago Erie, da região dos Grandes Lagos no norte dos Estados Unidos.

Durante muito tempo, o lago, que é cercado por centenas de fazendas, recebeu altas doses de substâncias vindas de plantações e de criações de animais.

Por não haver práticas de conservação do solo, os fertilizantes utilizados na lavoura escorreram durante as chuvas para os rios e córregos que deságuam no lago. O fósforo, elemento químico muito usado como adubo e na nutrição do gado de leite, tornou-se um dos principais contaminantes do lago. Ele serve de alimento a algas.

O resultado foi a eutrofização do lago. A eutrofização nada mais é do que o excesso de nutrientes na água, o que acaba provocando a proliferação de organismos que se alimentam deles, como as algas que você pode ver no copo dessa foto.

O mais triste dessa história é que o processo é irreversível. Não dá para devolver ao lago aquela água límpida que ele tinha antes. Como resultado, a cidade norte-americana de Cleveland, que fica à beira do lago, gasta uma fortuna para limpar a água que abastece a cidade. E isso está ocorrendo no Brasil também.
http://ccw.sct.embrapa.br/



Legalmente é obrigatória essa declaração abaixo:

As informações, sugestões e idéias apresentadas neste documento são apenas para informação e não devem ser interpretadas como conselhos médicos, diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. Os leitores devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de tratamento alternativo. As informações contidas neste documento não devem ser usadas para substituir os serviços ou as instruções de um médico ou profissional de saúde qualificado.
Este produto não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico.