Atualizado em 19.07.2014

Atualizado em 19.07.2014

domingo, 20 de março de 2011

26 - REVITALIZANDO - SISTEMA RESPIRATÓRIO - Respirar ajuda nas emoções - Lian Gong - Jin Shin Jyutsu - e EXERCÍCIOS

Itens nesse tópico 
- Sistema respiratório
- Uma boa respiração
- Respirando e ajudando nas emoções
A ginástica Lian Gong 
O que é Jin Shin Jyutsu?
A auto aplicação do Jin Shin Jyutsu













A ginástica Lian Gong em 18 terapias, foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang Yuen Ming, médico ortopedista da Tradicional Medicina Chinesa (TMC), na década de 60.

Dr. Zhuang atendia, com mais 25 médicos, em um hospital de Shangai e notou que a partir da década de 60, aumentaram o número de casos de dores musculares e articulares de seus pacientes, em sua maioria trabalhadores de fábricas e escritórios da região. Tal fato se relacionava com a mudança da economia chinesa de rural para industrial e com os decorrentes desdobramentos para o corpo humano dos indivíduos envolvidos nesta transição.

Baseado no Tui Na, milenar arte fisioterápica chinesa, e na tradição dos trabalhos corporais chineses, o Dr. Zhuang sintetizou, em um primeiro momento, um conjunto de 18 exercícios que atuassem no corpo humano, da coluna cervical aos dedos dos pés. Ou seja, com a prática de 12 minutos diários de exercícios uma pessoa pode prevenir-se da maioria dos problemas decorrentes de má postura ou de movimentos agressivos à lógica do corpo humano.












Respirando - Yoham


A auto aplicação do Jin Shin Jyutsu

Este é um exercício básico de Jin Shin Jyutsu
Você pode e praticá-lo  de pé, sentado ou deitado. (da forma que for mais confortável e/ou conveniente no momento)
Esta sequência ajuda a "recarregar a bateria" e pode ser feita de manhã antes de sair da cama para você se preparar para o dia e/ou à noite ao deitar para você relaxar das tensões do dia. 
Além disso, esta sequência também ajuda a memória, facilita a respiração e a digestão, ajuda a coluna e a circulação das pernas e pés.


  • Coloque sua mão direita sobre o topo da cabeça.
    (Atenção: a mão direita só sairá desta posição no último passo da sequência).
  • Coloque sua mão esquerda na testa entre as sobrancelhas.
  • Coloque sua mão esquerda na ponta do nariz.
  • Coloque sua mão esquerda no centro do peito.
  • Coloque sua mão esquerda na "boca" do estômago.
  • Coloque sua mão esquerda no osso púbico.
  • Agora você retira a mão direita do topo da cabeça e a coloca no cóccix (final da coluna).
http://jinshinjyutsu.no.sapo.pt


O que é Jin Shin Jyutsu?

O Jin Shin Jyutsu Fisio-Filosofia é uma arte milenar que visa a harmonização do corpo, da mente e do espírito através da respiração, de diferentes posições dos dedos ("mudras") e de toques suaves com as mãos em várias áreas do corpo actuando sobre os fluxos de energia vital.

As raízes do Jin Shin Jyutsu encontram-se na sabedoria inata que existe em cada um de nós e da qual nem sempre estamos plenamente conscientes: todos temos a capacidade de nos harmonizar física, mental e emocionalmente.

Essa sabedoria, transmitida de geração em geração, começou a cair no esquecimento até que foi recuperada nos inícios do século XX pelo Mestre japonês Jiro Murai (1886-1961). No Ocidente, começou a ser divulgada pela sua aluna Mary Burmeister a partir da década de 60. Nos dias de hoje, o estudo e a prática desta Arte estão espalhados por todo o mundo, incluindo Portugal.
As palavras "Jin Shin Jyutsu" significam literalmente a "Arte do Criador através do homem de compreensão, conhecimento e compaixão":

Jyutsu: Arte
Shin: Criador
Jin: Homem de compreensão, conhecimento e compaixão


 O nosso estilo de vida, hábitos, crenças e ansiedades geram tensões e stress que podem afetar o funcionamento adequado do organismo e da vida em geral causando vários tipos de desconfortos e disfunções físicas, mentais e emocionais. 

O Jin Shin Jyutsu desperta bem estar, vitalidade, dissolve o stress e estimula nossa capacidade natural de regeneração. É um valioso complemento para a Medicina convencional, pois promove relaxamento profundo e reduz os efeitos do stress, fator desencadeante de muitas doenças do homem moderno.

O Jin Shin Jyutsu é uma Arte de Viver, ajudando-nos a viver com arte, ou seja, despertando a nossa capacidade de criar a nossa vida com harmonia e beleza e de nos renovar a cada momento.



 Legalmente é obrigatória essa declaração abaixo:

As informações, sugestões e idéias apresentadas neste documento são apenas para informação e não devem ser interpretadas como conselhos médicos, diagnóstico de doenças, ou para efeitos de prescrição. Os leitores devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de tratamento alternativo. As informações contidas neste documento não devem ser usadas para substituir os serviços ou as instruções de um médico ou profissional de saúde qualificado.
Este produto não é destinado a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença, dor, ferimentos, deformidade ou condição física ou mental. Consulte sempre seu médico.